quinta-feira, 25 de setembro de 2008

POVOS NÃO ALCANÇADOS

Naxi

Localização: Mais de 270 mil Naxis estão localizados no norte da Província de Yunnan, em especial no Condado de Lijiang, ao pé da sagrada Montanha Nevada do Dragão de Jade (5.596 metros acima do planalto de Lijiang). Uns poucos Naxis vivem na Província de Sichuan e possivelmente em Mianma (ex-Burma).


Identidade: Os Naxis são a combinação de diversos pequenos grupos para a formação de uma das minorias oficiais da China. Eles traçam a sua origem a um deus com cabeça de elefante chamado Tabu, que os ajudou a saírem de dentro de ovos mágicos. O nome Naxi significa "povo respeitável".

Língua: Um dos aspectos mais distintos da cultura Naxi é a sua antiga escrita pictográfica. Eles desenvolveram um sistema de 1500 pictogramas a mais de 1000 anos atrás, talvez para relembrar as suas leis religiosas antes de partirem em jornadas para novas terras. Estes pictogramas só eram lidos pelos Dongbas (sacerdotes da religião Dongba). A língua Naxi consiste de três dialetos, e existe um dicionário Naxi-Inglês.

História: Os Naxis têm vivido em Lijiang por aproximadamente 1000 anos desde que migraram do Tibete. Pela época quando hordas mongóis passaram por Lijiang, em 1253, já viviam ali ao redor de 1000 famílias. Em 3 de fevereiro de 1996 um grande terremoto sacudiu Lijiang e distritos circunvizinhos. Trezentas pessoas morreram, 40 mil ficaram feridas e 300 mil ficaram desabrigadas.

Costumes: A sociedade Naxi é tradicionalmente conhecida por suas práticas matriarcais. Por séculos, todas as propriedades e bens são herdados pelo lado feminino da família. Os homens Naxis só podiam visitar suas azhu (amiga de visitação) à noite para propósitos sexuais, e deveriam retornar para as casas de suas mães ao amanhecer. A sociedade matriarcal começou a se enfraquecer em 1723 quando Lijiang ficou sob controle chinês. Hoje é vista apenas entre o povo Mosuo, um subgrupo dos Naxis, mais ao norte.


Religião: Apesar de hoje muitos Naxis serem não-religiosos, na década de 40 havia mais de 4000 sacerdotes Naxis. Sua religião se caracterizava por uma fascinação pelo poder e operação de milagres, e uma crença em uma multidão de deuses e demônios que eram manipulados através da mágica.

Cristianismo: Os primeiros missionários para os naxis chegaram em 1912. Ao redor de 1930 já havia oito ou nove crentes Naxis batizados. Em 1932 a Sociedade Missionária Pentecostal Holandesa traduziu porções das Escrituras para a língua Naxi, mas estas porções são, no presente, muito obsoletas. No início dos anos 50 a igreja Naxi foi destruída pelos Comunistas. Hoje existe um pequeno número de cristãos Naxi em Lijiang, e existem Naxis católicos misturados com congregações Lisu e Tibetanas mais ao norte. Mais de 1000 Naxis são membros de uma seita chamada Mentu Hui, fundada por Ji Sanbao, que clama ser o Segundo Cristo.

Visão Geral dos Naxis

Países: China, possivelmente Mianmá
Outros Nomes: Nahsi, Nasi, Nakhi, Lomi, Mu, Nachi
População:278,009 (censo 1990);245,154 (censo 1982);156,796 (censo 1964);143,453 (censo 1953);

Localização: Noroeste de Yunnan: Condados de Lijiang, Weixi, Gongshan, Yongsheng, Zhongdian, e Ninglang; Sul de Sichuan: Condados de Muli (3,618) e Yanbian (2,051)

Status: Uma minoria official da China

Língua: Sino-Tibetano, Tibeto-Burmês, Burmês-Lolo, Lolo, Lolo do Norte, Naxi

Dialetos (3): Lijiang (140,000), Dayazhen (30,000), Baoshanzhou (10,000)

Alfabetização: 62%

Religião: Animismo, Sem Religião, Dongbaísmo, Taoísmo, Cristianismo

Bíblia:Porções (1932); Trabalho de tradução em progresso.

Filme Jesus: Não há.

Transmissão de Rádio Cristã: Não há.

Status de Evangelização
A = Nunca ouviram o Evangelho

B= Foram evangelizados mas não se converteram

C = São partidários de qualquer forma de Cristianismo

Nenhum comentário: