segunda-feira, 22 de setembro de 2008




Este é um resumo histórico da IEQ e de seu principal órgão administrativo, “O CONSELHO NACIONAL DE DIRETORES”
A IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR foi fundada oficialmente a 15 de novembro de 1951, na cidade de São João da Boa Vista-SP, mas os seus fundadores chegaram ao Brasil no ano de 1946. Harold e Mary Willians, pastores nomeados pela Foursquare International Gospel, com Sede em Los Angeles, Califórnia, foram enviados pelo gabinete internacional de missões para iniciar a obra Quadrangular no Brasil.
O casal veio residir primeiramente na cidade de Poços de Caldas – MG. Para aprender o idioma e costumes do povo eles iniciaram uma escola de inglês, que ficou conhecida como “a escola da missão” e funcionou até que os missionários se transferiram para a cidade de São João da Boa Vista – SP, onde teve início um movimento evangelístico com a direção dos Willians.
O mesmo gabinete de Missões Internacionais designou e nomeou para os auxiliar na nova terra e no aprendizado do idioma Jesus Hermírio Vasquez um missionário nascido no Peru. Hermírio Vasquez já acompanhava o casal desde a Bolívia, país vizinho ao Brasil e de onde as duas famílias vieram, atravessando a fronteira em uma canoa.
A primeira diretoria da Obra era constituída por três pessoas: os dois missionários nomeados pela Igreja Internacional e um brasileiro. O primeiro Secretário Executivo da IEQ foi o próprio fundador da obra no Brasil, Rev. Haroldo Edwim Willians.
Naquela época, logo após o fim da II Guerra Mundial, ainda sob o governo de Getulio Vargas, havia um nacionalismo latente e visivelmente exacerbado no mundo todo. O Brasil não fugia à regra, nossas leis proibiam que estrangeiros detivessem maioria de empresas e que presidissem diretorias de empresas ou outras associações (inclusive as de cunho religioso). Essa foi à razão pela qual o Fundador da IEQ não pode ser seu presidente desde o início.
A pequena igreja que os missionários fundaram em São João da Boa Vista começou a funcionar no salão de uma antiga leiteria na Rua Benedito Araújo. Foi lá, no ano de 1952, que aconteceu a primeira campanha do movimento da Cura Divina, realizada pelo evangelista internacional Raymond Boatrigth, que veio ao Brasil a convite do Missionário Willians.
Quando recebeu o convite, Boatrigth estava no meio de uma grande campanha evangelística nos EUA. Como não sabia se devia ou não vir, decidiu orar e falar ao povo naquela noite. Após a mensagem, disse: “Recebi um convite e um pedido de ajuda de um velho companheiro na obra do Senhor, porém somente irei se o Senhor me der confirmação aqui, hoje, através dos irmãos”. Dizendo isto abriu a caixa de sua guitarra e pediu ao povo que colocasse ali sua oferta enquanto ele cantava um hino, e avisou que explicaria logo depois o que havia pedido a Deus.
Os cooperadores retiraram a caixa, contaram a oferta e vieram dizer ao missionário o quanto havia na oferta. Então ele disse ao povo: “Eu vou atender o convite do qual lhes falei porque, por meio de vocês, Deus me deu hoje exatamente o valor que preciso para a passagem e as despesas da viagem, e este foi o sinal que pedi, vamos orar agora pelo Brasil”.
Nas primeiras reuniões Willians dirigia o louvor e era o interprete do preletor, que havia sido seu colega de classe no Life Bible College, onde se formaram na mesma turma. A figura do Missionário, que já se destacava por sua estatura e ainda usava um grande chapéu de cawboy e uma guitarra elétrica (coisa que ainda não era comum no Brasil da época), despertou a curiosidade e o interesse pelas reuniões.
A primeira reunião foi realizada dentro da casa dos Willians, na pequena sala, mas as demais tiveram que ser feitas na rua em frente à casa do missionário. Foi alugado então o salão da antiga leiteria, mas ao fim de um mês a multidão foi novamente para a rua, agora em frente ao salão, porque este não comportava mais o povo que comparecia.
A campanha aconteceu no mês de janeiro de 1952 e tornou a igreja conhecida na cidade e nos municípios vizinhos, de onde as pessoas vinham, às vezes em caravanas, trazendo doentes para receber a oração da fé. Algumas dessas reuniões aconteceram debaixo de muita chuva e quem podia abria o seu guarda-chuva, mas ninguém se retirava até que a benção apostólica fosse impetrada.
No ano seguinte, 1953, Harold recebeu a visita do líder da organização Juventude para Cristo (Youth Christ) do Brasil, Sr. Don Phillips, que trouxe a família para conhecê-lo. Sua esposa estava enferma com câncer e eles haviam ouvido falar das reuniões e foram à procura dos missionários, essa visita resultou em um convite para que Harold Willians fosse a uma reunião liderada por este jovem e que seria realizada na igreja do Cambuci em São Paulo. Ele foi e nesta reunião foi convidado a orar. Após o término da reunião foi convidado para participar de um grupo de oração na casa de um dos irmãos.
Na década de cinqüenta, havia um movimento do Espírito despertando vários grupos de diferentes denominações e em várias igrejas. Esses irmãos oravam em busca de um avivamento.Os grupos reuniam-se em diferentes pontos da cidade de São Paulo e não havia comunicação entre eles (um nada sabia do outro, nem se conheciam), mas como se fossem regidos por um maestro invisível, oravam a Deus buscando a mesma coisa, um avivamento na igreja de Cristo, e o Senhor ouviu suas orações.
Nesta reunião pediram-lhe que fizesse uma campanha na igreja do Cambuci. O missionário, para fazer prova daquele grupo, disse: “Convido vocês a estarem na minha igreja em São João da Boa Vista onde o Missionário Raymond Boatrigth estará realizando mais uma conferência em Abril próximo e depois que conhecerem o trabalho então darei a resposta aos irmãos”.
Ele fez isso considerando que, somente se aquelas pessoas tivessem mesmo um interesse genuíno iriam se dar ao trabalho de percorrer uma estrada de terra durante cinco horas para alcançar o objetivo, se não o fizessem seria porque não havia esse interesse verdadeiro. Mas eles foram, Deus operou maravilhas e novamente os convidaram para vir a São Paulo.
Os missionários Harold e Raymond vieram em março de 1953 e a campanha aconteceu, e Deus esteve com eles.Os jornais fizeram um alarde, o trânsito foi interrompido durante a campanha e pessoas de várias igrejas pediram a eles que fizessem o trabalho em São Paulo por mais tempo. Eles fundaram um conselho evangelístico denominado “Cruzada Nacional de Evangelização”, nomearam Harold Willians como presidente e fizeram planos de como funcionariam as campanhas.
Esse movimento seria feito com tendas que ficariam apenas alguns meses em cada lugar. As pessoas que aceitassem a Cristo seriam encaminhadas para a igreja mais próxima de sua casa. O missionário Harold Willians viajou então em Julho de 1953 e foi ao gabinete de missões pedir a doação de uma ou mais tendas para este trabalho. Conseguiu uma tenda e uma Espineta Hamond (um órgão pequeno com meia pedaleira). Essa ajuda chegou em dezembro de 1953 e eles se prepararam com planejamento, muita oração e jejum para realizar a campanha.
Em São João da Boa Vista Harold Willians jejuou durante quarenta dias. Esse foi o seu mais longo período de jejum e oração. Para ler a bíblia, meditar e orar neste período ele se retirava para o local onde estavam construindo a igreja e passava horas sozinho na presença de Deus. Em Fevereiro de 1954 montaram a tenda no Cambuci e realizaram as campanhas. Foram cultos maravilhosos onde Deus se fez presente e o povo abençoado saia falando do que testemunhara. Em maio do mesmo ano a tenda foi levada para o Bairro da Água Branca, em São Paulo, em frente às fabricas do Matarazzo, onde hoje se encontra o Shopping West Plaza. Ali ela permaneceu até o mês de novembro.
Em vinte e quatro de novembro de 1954 as reuniões mudaram-se para o salão da Rua Brigadeiro Galvão, a tenda numero um foi para outra cidade no interior do estado e quase que simultaneamente o povo começou a fabricar outras tendas no salão da Rua Brigadeiro Galvão. Dona Maria Cândida Gomes, membro da cruzada desde o primeiro culto na tenda nos conta: “O missionário encontrou um irmão que sabia fazer tendas de lona, pois havia trabalhado em um circo, e esse irmão nos ensinou. Eu me lembro que nós estendíamos os cordames na calçada, do lado de fora do salão, para enrolar e passar parafina, dentro não dava, pois não havia espaço suficiente para todos os que vinham trabalhar para ajudar. Era uma festa, uma verdadeira benção!”
E todos os que se reuniam para o trabalho eram como um. Neste ano de 1954 aconteceu a primeira Convenção. Seu tema foi “Convenção da Cura Divina” O ministério era um grupo ainda pequeno, cerca de quarenta e oito pastores. A característica marcante desta convenção foi que ela nada teve de administrativa, foi cem por cento espiritual, e se durante o dia o grupo que se reunia para os estudos e plenários era pequeno e nem chamava a atenção, à noite os cultos enchiam os olhos e faziam transbordar o coração de alegria.
Em dezembro, já com a Sede Nacional transferida de São João da Boa Vista para São Paulo e estabelecida na Rua Brigadeiro Galvão, no bairro da Barra Funda, iniciaram-se as campanhas com as Capelas Ambulantes (as tendas), que deveriam ficar de dois a três meses em cada local, registrar as pessoas que se convertessem e encaminhá-las para as igrejas mais próximas, cujos pastores houvessem aderido à campanha e concordado em dar a assistência espiritual que os novos convertidos iriam necessitar.
As primeiras tendas saíram para o interior do estado de São Paulo logo na primeira semana de dezembro de 1954. Essas capelas ambulantes tinham um diretor nomeado e o missionário Wilians e os membros do CND durante a campanha pregavam nas grandes reuniões. O obreiro nomeado como diretor pregava na maioria dos cultos e era responsável por todo o trabalho administrativo que a tenda gerasse. Das primeiras tendas que saíram uma foi para a cidade de Americana, com o evangelista Antonio Landi, outra foi para Sorocaba, com o evangelista Júlio de Oliveira Rosa, sendo que esta segunda já foi com o roteiro pré-determinado que seria Sorocaba, Campinas e Piracicaba.
Na prática o sistema de campanhas com o apoio posterior de outras igrejas se mostrou difícil de executar, ora em razão das perseguições por parte de autoridades civis e eclesiásticas, ora por causa do sectarismo religioso. Logo nas primeiras cidades após a saída da tenda os novos convertidos ficaram sós. Um exemplo claro é a cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo, onde a tenda chegou em 4 de dezembro de 1954, reuniu alguns milhares de pessoas e, quando partiu para Campinas, deixou atrás de si um povo que não conseguiu adaptar-se nas fechadas organizações da época. Um pequeno grupo começou a reunir-se então na casa de um dos novos convertidos e permaneceu até que a obra se firmou.
Quando a obra quadrangular foi fundada um estrangeiro não podia por força de lei ocupar a presidência, então o primeiro presidente foi o brasileiro Syr Evangelista de Oliveira Martins e o primeiro Secretário Executivo foi o Reverendo Haroldo Edwim Willians. A situação permaneceu a mesma até o final de 1957.
Já em 1958 o fundador Haroldo Edwim Willians foi indicado pela Igreja Internacional e aprovado pela Convenção Nacional no cargo de Presidente da IEQ no Brasil. Foi também em 1958 que o estatuto teve a sua primeira grande alteração.
O segundo Secretário Executivo foi o pastor Geraldino dos Santos, que esteve na Secretaria de 1958 até 1962, quando se demitiu por ter sido eleito vereador pela cidade de São Paulo indo, logo a seguir, para a igreja “O Brasil para Cristo”.
No ano de 1960 o então secretário executivo Geraldino dos Santos pediu a nomeação de um secretário administrativo para a secretaria do Conselho Nacional de Diretores. Foi nomeado para esta função o Reverendo Euclides Raimundo Tavares.
Euclides RaimundoTavares foi eleito secretário executivo em 1962 e ficou no cargo até 1976, sendo re-eleito em 64, 66, 68, 70, 72 e 74, uma vez que os mandatos na época eram de dois anos.
Em 1976 foi eleito o pastor Jayme Paliarin, re-eleito em 78, 80, 82, 84 e 96.
No ano de 1983 o estatuto foi alterado novamente. O conselho passou a ter sete membros. Os mandatos passaram de dois anos para quatro anos. O secretário executivo deixou de fazer parte do Conselho, em razão de trabalhar tempo integral e ser sustentado pelo CND.
Em 1986 o pastor Jayme, ainda secretário executivo, foi eleito deputado federal, permanecendo simultaneamente como secretário executivo até 1988.
Em 1987 foi aprovada a renovação do estatuto, o presidente deixou de ser indicado pela Igreja Internacional e aprovado pela Convenção Nacional, passando a ser escolhido em eleição direta pelos convencionais.
Na convenção de 1988 foi então eleito o primeiro presidente escolhido pelo voto direto dos convencionais, pastor Eduardo Zdrojewski. Na mesma convenção foi eleito como secretário executivo o Reverendo Josué Bengtson. No ano de 1992 foi eleito secretário executivo o pastor Jayme Paliarin e re-eleito como presidente o Pr. Eduardo Zdrojewski.
Em agosto de 1993 é nomeado como secretário executivo pelo Conselho Nacional de Diretores o pastor Ernesto Taconi, que permaneceu no cargo até março de 1996, quando o pastor Jayme Paliarin foi eleito novamente como secretário executivo da IEQ.
Em 1999 foi aprovado na Convenção Nacional em Belo Horizonte o novo Estatuto, que ficou conhecido como Estatuto do Novo Milênio, em razão das grandes e profundas mudanças na administração da Igreja no Brasil. Entre outras mudanças o novo estatuto extinguiu o cargo de secretário executivo do CND e criou as secretarias Gerais de Administração e Finanças, de Comunicação, de Disciplina Eclesiástica, de Educação e Cultura, de Coordenadorias de Grupos Missionários, de Ação Social, de Ação Política e os Conselhos Estaduais, distribuindo melhor as responsabilidades na área administrativa.
O cargo de presidente do CND foi exercido ao longo destes 52 anos da IEQ por oito membros deste ministério, a saber:
De 1951 a 1957 exerceu mandato como presidente Syr Evangelista de Oliveira Martins; de 1957 a 1961 exerceu mandato como presidente Harold Edwim Willians; de 1962 a 1988 exerceu mandato como presidente George Russell Faulkner (estes por nomeação da Igreja Internacional com aprovação das Convenções Nacionais, como mandava o estatuto em vigência na época); de 1989 a 1995 exerceu mandato como presidente Eduardo Zdrojewski e de 1996 a 2008 exerce o mandato como presidente Mário de Oliveira, estes por eleição direta nas Convenções Nacionais, como determinava o estatuto reformado em 1987.
Durante este período tivemos três membros do ministério que em decorrência de necessidades administrativas ocuparam a presidência Interinamente, foram eles: Joaquim Pedro dos Santos, de 28 de Fevereiro a 14 de abril de 1962, Ernesto Taconi, de 23 de março a 19 de abril de 2000 e Rogério de Oliveira Amorin, de 09 agosto de 2002 a 05 de novembro de 2002.
Com a entrada em vigência do estatuto de 1999 encerrou-se mais um ciclo da história da IEQ e ampliaram-se as possibilidades administrativas, distribuindo-se melhor as responsabilidades pelos Estados e Regiões.
Temos ainda um longo caminho a percorrer, mas confiamos no Senhor, que até aqui nos ajudou. Sabemos que estamos em um novo século, mas também sabemos que a mensagem de Deus para o mundo não mudou. “JESUS CRISTO É O MESMO, ONTEM, HOJE E ETERNAMENTE” Hebreus 13:8
A cruzada continua em marcha até a volta do Senhor Jesus, por isso a história deve ser preservada e transmitida aos nossos jovens, a visão não pode, e não deve, mudar.

Todos os direitos reservados pelo Departamento Histórico da Igreja do Evangelho Quadrangular
Ao reproduzir qualquer parte deste site favor citar a fonte.

Nenhum comentário: