quinta-feira, 25 de setembro de 2008

PASTORES EXCLUSIVISTAS


Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular no Equador. Quando falamos de exclusivistas temos que definir dois aspectos desta palavra, o lado positivo e também o negativo. Não é ruim ser exclusivista, a Bíblia nos fala que somos um povo separado, exclusivo de Deus e formados para fazer diferença neste mundo. Será que Ele nos coloca em vantagem sobre os demais? E por quê?No passado nossas vidas eram como a deles, mas agora nossa simples existência adquiriu um valor diferente. Com o resgate de Cristo sobre nós, nossa vida valorizou-se, somos propriedade exclusiva Dele e parte de Seu Reino. É como está escrito em 1Pe.2:9 que demonstra esta exclusividade. A parte boa disto é que FAZEMOS A DIFERENÇA! Contudo, temos que abordar também, o lado negativo da exclusividade. O senso de exclusivismo pode se tornar um monopólio. Vemos muitos de nossos pastores caindo no abismo do monopólio, e é exatamente aí que se perde toda a pureza do chamamento de Deus, que é a redenção da humanidade e a edificação do Corpo de Cristo.
O Reino de Deus é composto de pessoas de diferentes características e personalidades. Porém, muitas vezes, não aceitamos o ministério de outros porque cremos que somos melhores. Deixe-me dizer uma coisa importante, somos exclusivos de Deus, certo?Sim, mas cada um necessita do outro no corpo. É como diz em Efésios, somos um corpo e cada um precisa de cada membro, necessitamos uns dos outros. A mão é exclusiva dela mesma, mas precisa de todo o corpo para movimentar-se. Ou, às vezes, observamos que o ministério do pastor fulano de tal ou de outro irmão não tem me servido e, então pra mim, não interessa me relacionar com ele porque considero o meu ministério melhor. Não há ministério bom, somente há ministérios excelentes. Deus institui ministérios para que seja uma benção para o corpo de Cristo como um todo. E se Deus nos chamou é para que eu como pastor seja uma benção para o corpo e para usar os benefícios que Jesus conquistou na cruz. Deixe-me enfatizar algo: nenhum ministério é exclusivo de ninguém mas sim de Deus!
Nosso amado Deus nos tem chamado para sermos partes de um grande exército. O mundo será conquistado somente quando a igreja estiver em unidade. O monopólio não existe dentro do Corpo de Cristo. Não deve haver exclusivismo no meio daqueles que foram chamados por Deus para serem seus servos.Lembre-se que você é EXCLUSIVO DE DEUS, MAS NÃO DEVE EXISTIR EXCLUSIVISMO PARA SERVIR NO MINISTÉRIO.
SGM

Nenhum comentário: